12.12.13

Receita de Creme de Abóbora e Lentilhas

Boa tarde a todos,
Esta semana falei aqui no blogue de novidades boas. Para além da MFP e uma balança de cozinha digital, a outra boa nova é que já tenho uma máquina fotográfica! :) 
As fotografias deste post foram tiradas à noite com a máquina nova. Têm algumas sombras e eu ainda tenho muito a aprender sobre fotografia mas ao menos já posso tirar fotos à noite e um pouco melhores do que as do Tablet. 
Bem..agora preciso é de um blogue com mais espaço pois ao publicar as fotos em tamanho grande, e mesmo todas puxadas à esquerda, elas não ficam bem centradas nos posts. Ao clicar nas imagens elas parecem bem centradas mas sem o fazer o resultado visual no blogue deixa um pouco a desejar. Para resolver esta situação terei de fazer alterações no layout do blogue e já estou a pensar nisso.

Em relação à receita de hoje, já havia algum tempo que não cozinhava lentilhas e já estava com algumas saudades de saborear essa leguminosa tão saudável. A última vez que o sabor das lentilhas esteve presente na nossa mesa foi na forma de "Papadam".  
Para quem não sabe, Papadam ou Paparis são um acepipe típico da cozinha indiana que consiste numa folha circular de massa fina (semelhante aos wraps da cozinha mexicana) que pode ser frita ou assada e levar uma grande variedade de especiarias. Os últimos Papadam que comprei eram à base de farinha de lentilhas.
No carrinho de compras da semana também trouxe diversos legumes, um ingrediente novidade que falarei depois, e uma Abóbora menina. Como os dias aqui nas terras do Algarve têm estado frios e chuvosos, uma sopa quentinha sabe muito bem. E uma sopa, por muito básica que seja, também nos pode surpreender no sabor. É o caso da minha sugestão de hoje:




Receita de Creme de Abóbora e Lentilhas


Ingredientes:

~ 150 g de Abóbora
~ 150 g de Lentilhas verdes
(previamente demolhadas)
~ 1/2 Courgette grande
(ou uma pequena)
~ 2 Cenouras médias
~ 2 Cebolas médias
~ 1 Folha de Louro
~ Azeite e Sal a gosto
~ Natas frescas para decorar (opcional)

Preparação:

1.  Demolhe as lentilhas durante 10 a 12 horas. 
Eu comprei um pacote de 500 g, pus todas de molho, deixei no frigorífico durante a noite e mudei a água duas vezes. Pesei as lentilhas demolhadas para usar nesta receita e o resto congelei para usar depois.

2. Descasque e prepare todos os legumes cortando-os em pedaços grossos. Se as lentilhas ficarem bem demolhadas cozem mais rápidamente que o feijão por isso pode levar todos os legumes a cozer ao mesmo tempo. Leve todos os legumes a cozer numa panela grande, cobertos por água temperada com sal, um fio de azeite e a folha de louro.

3. Quando os legumes estiverem bem cozidos, retire a panela do lume, retire a folha de louro e triture tudo muito bem. Rectifique o sal, leve o creme ao lume até ferver e no fim junte-lhe mais um fio de azeite. 



Sirva simples ou com umas gotas de natas frescas.
Esta receita resulta num creme espesso com um sabor algo ousado devido à combinação das lentilhas com o louro. Uma sugestão para quem, tal como eu,  gosta de sabores diferentes. Além disso é uma sopa bastante nutritiva e que não leva batatas como ingrediente.

Bom Apetite! :)

Sem comentários: