9.3.13

Seitan




Ao início, quando decidi deixar de comer carne, confesso que também pensei nos mitos mais comuns associados ao Vegetarianismo: a monotonia e pouco sabor dos pratos e a necessidade absoluta de consumir proteína animal para uma boa saúde. 
A questão da necessidade absoluta de consumir proteína animal para um bom estado de saúde física daria um texto bem longo, que talvez ainda escreva mas numa outra altura.     
Aos poucos, com pesquisa de informação nutricional, visitas a outros blogues e websites de nutrição e comida vegetariana ou macrobiótica e, sobretudo, com imaginação na minha cozinha as dúvidas que tive foram se dissipando. Tenho vindo a cozinhar pratos deliciosos, sinto-me bem a nível físico e cada vez mais me fascina esta opção e estilo de vida. 
Bom, mas o post de hoje é sobre o Seitan, um alimento utilizado na cozinha vegetariana como substituto da carne ao qual fui apresentada numa das lojas de produtos naturais de que sou cliente. 

O Seitan, também chamado carne de glúten, é um alimento produzido a partir de uma proteína cereal do Trigo, o glúten. É um alimento produzido desde a Antiguidade mas de todas as referências que consultei nenhuma aponta com precisão a origem da sua receita. Foi usado por monges Chineses, na Índia e por agricultores da Rússia.   
O Seitan é preparado a partir de uma massa de farinha de trigo integral ou farinha de glúten, semelhante à massa de pão, que depois de bem lavada com água corrente (para perder as gorduras e os hidratos de carbono) é cozinhada com molho de soja e por isso adquire a sua típica cor castanho escura. 
O Seitan é um alimento consistente, rico em minerais e fibras. Encontra-se à venda nas lojas de produtos naturais em blocos embalados a vácuo como na imagem acima. Também encontrei Seitan à venda em latas mas se o puder obter fresco ou embalado a vácuo é melhor. 
Os blocos de Seitan embalado a vácuo geralmente apresentam uma validade de 3 semanas mas, na minha experiência, conserva-se bem no frigorífico durante 8 a 10 dias. Também pode ser congelado. 
O Seitan, antes de ser confeccionado é cortado em fatias finas ou cubos mas também pode ser cozinhado em pedaços maiores no forno. Pode ser usado como ingrediente de diversas receitas no forno, em "bifes"  fritos ou grelhados. 
O Seitan é chamado a "carne" dos Vegetarianos e tal como o Tofu é um alimento  muito utilizado na cozinha Vegetariana ou Vegana. Por vezes, incluo-o na receita de Estufados Vegetarianos. 
Em termos nutricionais, o Seitan é um alimento com elevado teor de proteína (proteína de origem vegetal), é pouco calórico, contém muito pouca gordura, não contém gordura saturada e como todos os alimentos de origem vegetal tem zero colesterol. Contém poucos hidratos de carbono e é rico em ferro. O seu conteúdo natural de sódio é baixo. Dependendo das marcas, o Seitan pode conter mais ou menos sódio pois no seu processo de produção durante a cozedura é-lhe adicionado sal.  

Imagem: Permacultura Portugal 


Referências:


Centro Vegetariano

Wikipedia
Vegetarian Resource Group
Vegweb 
Live Strong 

Sem comentários: