19.2.13

Receita de Estufado Vegetariano com Molho de Açafrão

Olá a todos,
A publicação de hoje é uma receita base de Estufado Vegetariano a partir do qual se podem fazer diferentes combinações e criar novos pratos.
O estufado de vegetais é um dos meus pratos vegetarianos preferidos e por isso faço-o frequentemente. Tem por base um refogado de cebola e azeite extra virgem ao qual junto uma variedade de vegetais cortados em pedaços pequenos e, no final, um molho com especiarias. 
A lista dos vegetais que se pode usar nesta receita é grande, por isso vou alternando entre as várias possiveis combinações. 
O molho é feito com leite de coco ou água e especiarias como o açafrão, pimentas, noz moscada, caril, sementes diversas, frutos secos e ervas aromáticas frescas ou secas. No estufado, não uso sal pois as especiarias e as ervas aromáticas são suficientes para dar sabor ao estufado. Por vezes, faço uma versão do estufado mais picante usando malaguetas ou piri-piri moído. Já que os Jâlapenos são tão difícies de encontrar, principalmente frescos, quando quero fazer um prato mais picante também uso malaguetas frescas.
Este prato vegetariano, guardado no frigorífico, aguenta vários dias por isso quando o faço cozinho logo várias refeições que depois acompanho com arroz integral, diferentes tipos de massas integrais, Couscous e, ás vezes, mais legumes como os bróculos ou a couve flôr cozidos a vapor, uma saladinha de couves, couve roxa temperada, etc. 
Este é daqueles pratos que no dia seguinte ainda está melhor pois tomou o gosto dos temperos. 

Aqui fica uma lista dos vegetais que uso mais:

~ Cenouras
~ Cebolas 
~ Alho
~ Alho Francês (ou Alho-Porro)
~ Courgette
~ Rebentos de Feijão Mungo (Soja)
~ Cogumelos Frescos (diferentes tipos)
~ Abóbora
~ Brócolos 
~ Couve Flor
~ Couves / Repolho
~ Espinafres
~ Rácula
~ Agrião
~ Milho Doce em grão
~ Ervilhas
~ Batata Doce
~ Pimento Verde e Vermelho
~ Beringela
~ Gengibre fresco
~ Salsa e/ou Coentros frescos



Receita de Estufado Vegetariano com Molho de Açafrão



Ingredientes:
(para 2 pessoas)

~ 1 Cebola grande
~ 1 Alho Francês
~ 1/2 Pimento Verde
~ 1/2 Pimento Vermelho
~ 150 gr de Cogumelos brancos
~ 1 raminho de Coentros frescos
~ 2 colheres sopa de Azeite extra virgem
~ 150 ml de leite de Coco
~  2 colheres de sobremesa bem cheias de Açafrão das Índias
~ 1 colher de sobremesa de Orgãos secos para salpicar no prato
~ Pimenta preta moída a gosto 

Como Fazer:

1. Lave bem todos os vegetais e corte-os em pedaços pequenos: os pimentos em tiras, o alho francês às rodelas, os cogumelos em lâminas e reserve.

2. Numa taça, misture o leite de coco com o açafrão e a pimenta preta, mexa bem e reserve. 

3. Pique a cebola para um tacho, junte o azeite e deixe fritar em lume médio até a cebola ficar translucida.

4. Junte primeiro os pimentos e o alho francês (tape o tacho) e deixe estufar em lume médio, mexendo de vez em quando. Adicione os cogumelos e deixe estufar mais um pouco (cerca de 2 ou 3 minutos).

5. Adicione os coentros picados e o molho de coco com açafrão, mexa e deixe cozinhar um pouco mais para apurar. Quando começar a levantar fervura desligue o lume e tape o tacho.

Sirva quente com arroz ou outro acompanhamento a seu gosto. Tempere no prato com orégão seco.

Na foto acima acompanhei o estufado com duas fatias de Seitan salteado em azeite e arroz integral. O Seitan é conhecido como "a carne dos vegetarianos" e será o tema da minha próxima publicação.

Bom Apetite! :)

Sem comentários: