23.11.12

Receita de Empadão de Salmão com Espinafre e Cenoura

Olá a todos,
Voltei às receitas de forno pois com o frio que já se vai sentindo só nos apetece comidas quentes e reconfortantes. Desta vez fiz um Empadão de Salmão com Espinafres e Cenoura que ficou uma delícia. É esta a minha sugestão de hoje:




Receita de Empadão de Salmão com Espinafres e Cenoura


Ingredientes:
(para 2/3 pessoas)

~ 2 Postas ou lombos de Salmão
~ 100 gr Espinafres 
~ 1 Cebola média
~ 2 Cenouras raladas
~ Puré de Batata q.b.
~ 1 Gema de Ovo
~ 100 ml de Vinho branco
~ 1 colher sopa Azeite
~ Sal, Pimenta Preta e Noz Moscada moída a gosto


Como Fazer:

1. Prepare o puré de batata: Veja como eu faço o puré  nesta receita.
Para esta receita usei 6 batatas grandes que feitas em puré foram suficientes para encher uma assadeira de ir ao forno de 30 cm.
 
2. Pique a cebola para um tacho, adicione o azeite e leve a refogar. Quando a cebola estiver translúcida, junte a cenoura previamente ralada e as folhas de espinafres cortadas em pedaços pequenos. Deixe os legumes saltearem um pouco. Tempere com sal, pimenta e noz moscada moída e regue com o vinho.

3. De seguida, junte o salmão e deixe-o cozinhar de ambos os lados. Com a ajuda de uma colher de pau, desfaça o salmão em lascas com cuidado para não o esmigalhar demasiado.

Sugestão: Para fazer um recheio mais rico e cremoso, pode juntar no passo acima 200 ml de Molho Béchamel e deixar o molho cozinhar um pouco. Desta vez eu optei por não o usar.

4. Disponha a mistura de salmão e vegetais num tabuleiro de ir ao forno e cubra com o puré de batata. Pincele o puré de batata com a gema de ovo para ganhar a crosta típica do Empadão. 

5. Leve ao forno a 180ºC durante cerca de 20 minutos ou até o empadão estar douradinho.
Mais uma receita de forno que fica bem servida com uma boa salada.
Bom Apetite!

Sem comentários: