21.12.09

Receita de Fatias Douradas / Rabanadas



O Natal vai-se aproximando e, este ano, estarei ausente pois vou de viagem para passar uns dias na minha terra. 
As Rabanadas é um dos doces típicos do Natal e é uma receita tão simples de fazer.  Nós cá em casa também as fazemos noutras alturas e desde miúda que as conheço não como Rabanadas mas sim como "Fatias Douradas". Partilho então como faço:


Receita de Fatias Douradas


Ingredientes:

~ Fatias de Pão 
~ Ovos
~ Leite
~ Açúcar
~ Canela em pó
~ Óleo para fritar


Preparação:

Dependendo do número de fatias de pão que se quer fazer, assim a quantidade de ingredientes a usar. Qualquer tipo de pão serve para fazer as Fatias Douradas mas eu prefiro as Carcaças / Papo-secos (e já com 1 dia ou 2) porque têm mais miolo e por isso absorvem mais e ficam mais suculentas por dentro. O Pão de Forma também fica parecido a diferença é que as carcaças ficam com uma crosta estaladiça por fora e o miolo fofinho ao passo que o pão de forma não fica com a tal crosta estaladiça.
O pão tipo caseiro é o que uso menos pois não absorve tanto e tende a ficar mais duro. 

1. Bato bem cada dois ovos inteiros com um copo de leite (250 ml) e adoço a mistura com uma colher de sopa de açúcar. 

2. Corto cada carcaça ao meio e molho-as bem na mistura dos ovos e do leite. Deixo o pão absorver bastante até ficar bem inchado mas sem se desfazer. 

3. Frito cada fatia de pão em óleo quente, virando-as assim que cada um dos lados está douradinho. Depois de fritar, ponho as Fatias Douradas num prato com papel absorvente para retirar o excesso de gordura.

4. Passo cada fatia por uma mistura, feita previamente, de açúcar e canela em pó.
Sirvo ainda morninhas. Bem boas as Fatias Douradas feitas assim.


Desejo umas Boas Festas para Todos!

Sem comentários: