15.12.09

Alimentos Saudáveis: O Limão



O Limão é um fruto do género Citrus, da família das Rútaceas, cuja origem é apontada como sendo o sudeste da Ásia. 
Existem diversas variedades cultivadas mas uma das mais comuns é conhecida como o Limão-Siciliano ou Limão Verdadeiro. Dizem os registos históricos que esta variedade de Limão foi trazida da Pérsia pelos conquistadores árabes, espalhando-se depois pela Europa. Os Egípcios também conheciam o Limão pois usavam-no numa bebida chamada Kashkab.


Características Nutricionais do Limão


O Limão é conhecido sobretudo pelo seu elevado conteúdo de Vitamina C e do Mineral Potássio.  Um litro de sumo de limão poderá conter cerca de 500 miligramas de Vitamina C e 50 gramas de ácido cítrico. 
Mas não são só esses conteúdos que fazem do Limão um "super-fruto". Em termos de nutrientes, contém também carboidratos, açúcares, fibra dietética, pouca gordura, proteínas, vitaminas e minerais. 
O Limão contém as seguintes Vitaminas: Vitamina C, Ácido Fólico (Vitamina B9), Vitamina B6, Ácido Pantotênico (Vitamina B5), Niacina (Vitamina B3), Riboflavina (Vitamina B2) e Tiamina (Vitamina B1). Em termos de Minerais contém: Cálcio, Ferro, Magnésio, Fósforo, Potássio e Zinco.
O limão contem também antioxidantes - Bioflavonoides e a substância Limoneno. 

Valor Nutricional de 100 gr de Limão 
(ao natural, sem casca):


Energia     121 kJ (30 kcal)
Carboidratos
Carboidratos totais     9.32 g
Açúcares     2.50 g
Fibra dietética     2.8 g
Gorduras
Gorduras totais     0.30 g
Proteínas
Proteínas totais     1.10 g


Vitaminas:
Tiamina (vit. B1)     0.040 mg 

Riboflavina (vit. B2)     0.020 mg
Niacina (vit. B3)     0.100 mg 

Ácido pantotênico (B5)     0.190 mg 
Vitamina B6     0.080 mg
Ácido fólico (vit. B9)     11 µg
Vitamina C     53.0 mg


Minerais:
Cálcio     26 mg
Ferro     0.60 mg
Magnésio     8 mg 

Fósforo     16 mg
Potássio     138 mg
Zinco     0.06 mg





 Propriedades Medicinais dos Limões




O Limão é um fruto com potentes propriedades medicinais e curativas. É apontado como sendo um fruto que contém propriedades antibióticas, antisépticas, antimicrobianas e anti-cancerígenas. 
O sumo do Limão é considerado um excelente tónico que pode ajudar a limpar e a desentoxicar todo o corpo. Apesar dos Limões terem um gosto ácido, produzem uma reacção Alcalina no corpo e podem ajudar a alcalinizar o organismo.
Devido às suas propriedades antibacterianas, os Limões podem ajudar a destruir bactérias nocivas na boca e intestinos o que pode ajudar a aliviar a flautulência, indegistão e obstipação.
Os Limões contêm uma substância chamada Limoneno, usado para dissolver cálculos na visicula biliar (pedra na visícula) e nos rins e que pode ajudar a combater o cancro oral, pulmunar, da pele, do peito, do estomago e do cólon.
Os Limões também são ricos em Flavonoides ou Bioflavonoides - antioxidantes, os quais podem ajudar a fortalecer bastante o sistema imunitário e a reduzir a inflamação no corpo. Assim, o Limão é particularmente benéfico para problemas como: gripe, tosse, inflamações na garganta, soluços, infecções nos ouvidos, febres, artrites, doenças coronárias, arteriosclerose, diabetes, colesterol elevado, desordens autoimunes, doença pulmunar obstrutiva e cancro.
O sumo de Limão, aplicado tópicamente, é um bom remédio para ajudar a tratar: rugas, verrugas, calos, dores de dentes, acne, queimaduras solares e psoríase. 
O Limão é um fruto tão versátil que tem diversos usos domésticos e medicinais sendo também utilizado na cosmética, no cabelo e como adstringente facial. 


Referências:


~ Alimentos Bons, Alimentos Perigosos - Guia prático para uma alimentação segura e saudável (1999). Selecções do Reader´s Digest. Lisboa

~ USDA Plants Database
Web MD


~ Wikipedia

Sem comentários: