11.1.14

Folhado Recheado

Boa tarde a todos,
Prevejo que nos próximos tempos irei andar um pouco mais ocupada pois estou motivada a completar o Curso de Ciência e Culinária e tenho estado a tentar assimilar as matérias que não pude acompanhar. Apesar disso, vou tentar dar o meu melhor para manter o blog actualizado pois tenho algumas receitas com fotos já prontas a publicar e algumas ideias para receitas que entretanto pretendo confeccionar.
A sugestão que trago hoje é um folhado recheado com legumes que pela combinação de ingredientes fez-me lembrar o sabor de uma pizza. É um prato simples mas que fica tão bom que o tenho feito várias vezes.  
Eu tenho destas coisas...quando gosto muito de uma receita tendo a repeti-la várias vezes no mesmo mês e não me importo nada de almoçar e jantar o mesmo prato. São formas de estar :)




Receita de Folhado Recheado


Ingredientes:

~ 1 placa circular de Massa Folhada 
~ 5 Cogumelos frescos médios laminados
~ 2 Tomates de Cacho médios cortados em rodelas finas
~ 1/4 de uma Cebola média cortada em tiras finas
~ 1 tira de Pimento Vermelho cortado fininho
~ 50 g de Queijo Mozzarella ralado
~ 8 folhinhas de Manjericão (Basílico) fresco 
~ 80 ml de Natas de culinária (20% matéria gorda) ou de Molho Béchamel*
~ Oregãos secos e Pimenta Preta moída a gosto
~ Farinha q.b. para salpicar o tabuleiro de ir ao forno

* Para um folhado mais de encontro ao tipo Vegetariano pode optar-se por usar nata de origem vegetal ou um Molho Béchamel preparado com leite de origem vegetal e queijo vegetariano. O Molho Béchamel confeccionado com Leite de Amêndoas fica óptimo ;)


Preparação:

1. Dispus no centro do círculo de massa folhada os ingredientes pela seguinte ordem: 
Primeiro pus as rodelas de tomate salpicadas com um pouco de oregãos secos e metade das folhinhas de manjericão. Por cima do tomate pus os cogumelos laminados, a cebola, o pimento e o resto das folhas de manjericão. 




2. Juntei o queijo Mozzarella ralado por cima dos legumes, salpiquei com mais oregãos e um pouco de pimenta preta moída, e reguei tudo com as natas. Também já fiz o folhado com Molho Béchamel em vez das natas, fica igualmente saboroso e com menos gordura.

3. Fechei o folhado dobrando-o tipo um envelope. Tive o cuidado de fechar bem as pontas do folhado (com os dedos molhados em água) para que o molho não saísse enquanto ia ao forno.



4. Levei a forno médio. Coloquei o folhado numa travessa de Pizza salpicada com farinha (pus na prateleira central do forno) e deixei cozinhar até a massa folhada ficar douradinha por fora.



Servi o folhado acabadinho de sair do forno com rodelas de abacate e folhinhas de Rúcula Selvagem. Esta combinação fica tão boa!
Confesso que estou apaixonada pelo sabor da Rúcula. Tal como o Funcho fresco, não era um legume que tivesse presença assídua na minha cozinha mas da busca de diversificar nasceu esta paixão :)

Bom Fim de Semana!
Até Breve 
xxx

2 comentários:

Sabores Autenticos disse...

Hummm...que maravilha de aspeto!
Bjs

Serena Oracles disse...

Boa tarde,
Obrigada :)
E o sabor então..eu sou perdida por massa folhada e gostei tanto desta combinação de ingredientes que já a repeti várias vezes.
Bjs