22.12.13

Receita de Empanadilhas/Azevias de Batata Doce e Amêndoa

Olá a todos,
Não queria deixar passar a quadra Natalícia sem publicar uma das receitas típicas desta altura.  
As Azevias, como lhes chamam na minha terra natal, estavam sempre presentes na nossa mesa de Natal mas quem as fazia era a minha madrinha e com uma receita diferente desta. 
Esta é uma daquelas receitas de família cujos segredos vão passando de geração em geração e quem me ensinou foi a minha sogra. Eu alterei um pouco a receita original dela reduzindo as quantidades de gordura pois, com a prática, descobri que a massa fica boa mas menos pesada para o estômago.
Passei muitas vésperas de Natal a fazer travessas de Empanadilhas recheadas com batata doce e este ano fiz questão de ter na minha mesa uma versão mais requintada que leva amêndoas no recheio.
Partilho então a minha adaptação da receita:




Receita de Empanadilhas/Azevias de Batata Doce e Amêndoa


Ingredientes:

Para a massa:
~ 500 gr de farinha sem fermento (usei T 65)
~ 1 pitada de Sal
~ 1 colher de sopa de Banha
(usei Banha Caseira)
~ 100 gr de Margarina
~ 2 colheres de sopa de Azeite extra virgem
~ Sumo de 1 Laranja média
~ 1/2 cálice de Aguardente de Medronho
(opcionalmente, pode usar-se Aguradente de Figo ou outra)
~  Água morna q.b. 

Para o Recheio:

~ 2 Batatas Doces médias
~ Açúcar, Canela em pó e raspa de Limão a gosto
(usei 6 colheres de sopa de açúcar amarelo escuro, 1 colher de sobremesa de canela e raspa de 1/2 limão grande)
~ 50 g de miolo de Amêndoa triturado
(miolo sem pele e finamente triturado)

~ Óleo q.b. para fritar
~ Açúcar e canela em pó para polvilhar
(usei uma mistura de açúcar amarelo e branco)


Confecção:

1. Prepare a massa. 
Derreta a banha com a margarina, junte o Azeite e misture bem. Num recipiente grande, coloque a farinha e o sal. Junte a mistura das 3 gorduras e mexa com as mãos até as integrar bem.
Junte o sumo de laranja previamente misturado com a aguardente e amasse com água morna até obter uma bola de massa que descole bem das mãos. Depois de amassar bem, pincele a massa com um pouco de óleo (para evitar ganhar crosta), enrole-a em película aderente e deixe-a descansar no frigorífico enquanto prepara o recheio.
Opcionalmente, pode fazer a massa à noite e deixar descansar no frigorífico para a tender no dia seguinte. Eu este ano fiz assim e notei que a massa ficou ainda mais estaladiça. Esta massa é tenra mas se a trabalharmos bem, deixarmos descansar mais horas e a esticarmos finamente ficará mais estaladiça. 

2. Prepare o Recheio:
Descasque as batatas e corte-as em pedaços pequenos. Coza as batatas doces cobertas por água. Quando estiverem bem cozidas, tire do lume e reduza a puré com a varinha mágica ou um passe-vite. Leve o puré novamente ao lume e junte-lhe o açúcar, a canela, as raspas de limão e por último o miolo de amêndoa triturado. Mexa bem e quando começar a ferver apague o lume. Deixe arrefecer. 

3. Estique a massa numa superfície enfarinhada (adicionalmente também pode engordurar um pouco o rolo), recheie cada Empanadilha com uma colher de sobremesa bem cheia de recheio e molde (pode usar um corta massa, um copo de boca larga ou uma taça de sobremesa). Eu, antes de as cortar, pressiono bem à volta do recheio para que o ar saia e seja mais fácil fechá-las.
Feche bem cada uma das Empanadilhas (use a ponta dos dedos molhados em água para ajudar o processo) e frite-as de ambos os lados em óleo quente até ficarem douradinhas. Escorra-as bem em papel absorvente.

Por último, salpique as Empanadilhas ainda mornas com a mistura do açúcar e da canela em pó e sirva.



O que vêm ali no centro do prato das Empanadilhas é uma mini-filhó enrolada em forma de flor que fiz com um pouco de massa que sobrou. A massa que faço para as Filhoses enroladas é diferente desta mas como eu adoro brincar com massa fiz uma decoração extra para pôr no centro do prato :)
As quantidades que indico na receita, dependendo do tamanho que se der às Empanadilhas, poderão render cerca de 45 unidades.



Deliciosas!
Adoro :)

Até Breve xxx

Sem comentários: