29.12.13

Receita de Empadão de Bacalhau e Camarão

Bom Dia a todos,
Em termos gastronómicos, o meu Natal foi um dos melhores que tive nos últimos anos. É que viajar, comer em restaurantes e na casa da mãe também é bom mas uma das coisas que me dá imenso prazer é ficar na minha cozinha com tempo, vontade e ingredientes de qualidade para cozinhar.
Eu já tinha decidido que o meu jantar de Natal ia incluir Bacalhau mas queria confeccioná-lo de forma diferente do tradicional Bacalhau cozido. Assim, inspirei-me na receita de Bacalhau Espiritual e fiz um empadão. É essa a sugestão e receita que partilho hoje:




Receita de Empadão de Bacalhau e Camarão


Ingredientes:

~ 250 g de miolo de Camarão cru cortado em pedaços pequenos
( usei camarão inteiro selvagem congelado tamanho 20/30)
~ 1 colher de sobremesa de sumo de Lima para temperar o camarão e Pimenta Preta moída a gosto

~ 250 g de Lombos de Bacalhau previamente demolhados
~ 25 ml de leite misturado em água para cozer o bacalhau

Refogado:

~ 70 g de Cebola picada
~ 1 dente de Alho picado
~ 30 g de Alho Francês (parte branca) picado
~ 15 g de Pimento Vermelho partido em tiras finas
~ 1 colher de sobremesa bem cheia de Tomilho fresco
~ 1 Malagueta pequena sem sementes partida em flocos
 ~ Azeite extra virgem q.b. para refogar

~ 350 ml de Béchamel
(fiz molho Béchamel caseiro mas pode usar de pacote)

Puré de Batata Caseiro:
~ 800 g de Batata 
(pesada já descascada)
~ 1 collher de sopa de Manteiga 
~ 50 ml de Leite
~ 1 colher de sobremesa de Noz Moscada moída

Puré de Cenoura:
~ 500 g de Cenouras cozidas em água com uma pitada de Sal

~ 1 Ovo médio mexido para pincelar o empadão


Confecção:

1. Coza as cenouras e as batatas em água em tachos separados e reduza-as a puré (também separadamente). Tempere o puré de batata com leite, manteiga e noz moscada. Reserve.
Para fazer os purés caseiros gosto de usar o passe-vite com a lâmina média. A varinha mágica deixa os purés com uma consistência algo elástica que não aprecio nada.

2. Descasque os camarões, corte-os em pedaços pequenos e tempere com o sumo de lima e a pimenta preta. Reserve. Coza ligeiramente o bacalhau com o leite misturado em água, escorra, e reserve. Deixei o bacalhau ferver uns 3 minutos e usei o líquido da cozedura do bacalhau para preparar o molho Béchamel caseiro.

3. Faça o refogado com a cebola, o alho e o azeite. Quando a cebola estiver translúcida, junte o pimento e o alho francês e deixe refogar mais um pouco. Junte os lombos de bacalhau e com a ajuda de uma colher de pau desfaça-os em lascas gradas. Junte o camarão, tempere com o tomilho e por último adicione o molho béchamel. Envolva tudo bem, deixe cozinhar levemente, tire do lume e reserve.

4. Montar o empadão: Cubra o fundo de uma travessa de ir ao forno com metade do puré de batata. Por cima, disponha o puré de cenoura, espalhe e alise. Junte o preparado do recheio e espalhe-o bem. Por último, cubra com o resto do puré de batata e pincele com um ovo previamente mexido.

5. Leve a travessa a forno moderado (190ºC) até o ovo ter formado crosta e o empadão ficar douradinho.
Dependendo do apetite, as quantidades indicadas na receita dão para fazer uma travessa que serve 4 ou 5 pessoas.



Sirva o Empadão acompanhado de legumes cozidos, salada ou a gosto.
Eu servi com Bróculos cozidos a vapor e folhinhas de Rúcula. 
Ficou mesmo delicioso! As especiarias que usei combinaram na perfeição. Deu algum trabalho a fazer mas valeu mesmo a pena.

Sobremesa?
Na mesa dos doces, para além das Azevias e de outros mimos não podia faltar uma bela travessa de Filhoses feitas por mim! Pois é... também as fiz. Mesa de Natal de uma Tuga que se preze tem de ter Filhoses :)


E foi assim o meu Natal. Prendas tive as melhores: Saúde e Paz. Por acréscimo veio também a despensa bem composta, a MFP, a máquina fotográfica e o livro "Fotografia" de Joel Santos. Muito grata, todos os dias agradeço :)

Em contagem final para a passagem de ano, espero despedir-me de 2013 em Paz e no conforto do lar entre bons cozinhados e boa música.
Desejo a todos os amigos e leitores do blog excelentes Entradas!
xxx

Sem comentários: