12.11.13

Receitas Deste Fim-de-Semana

Olá a todos,
O meu fim de semana culinário começou, na Sexta-feira, com a chegada da garrafa de Azeite Monsaraz que ganhei no passatempo da Carmim:



Quero agradecer à Carmim pelo prémio e pela rapidez com que mo enviaram. O Azeite Monsaraz tem um sabor a Azeitonas Galegas (que são das minhas preferidas), é ideal para temperar e nos cozinhados não perde o seu óptimo sabor. 

Sábado foi dia de ir ao Mercado Municipal comprar produtos frescos: Peixe, Legumes, Fruta, Leguminosas e Queijo de Cabra Alentejano. Adoro estes dias solarengos de fim-de-semana em que me levanto cedinho e vou ao mercado comprar o peixe fresco e os legumes com a qualidade que só lá consigo encontrar. Como sou cliente habitual de há muitos anos, travei conhecimento com pessoas que ainda mantêm as suas próprias hortas e vendem os seus produtos na "Praça". Acabo sempre por ficar um bocadito à conversa e aprender coisas novas sobre as hortas (um tema pelo qual me interesso muito) e desta vez ofereceram-me umas sementes e aprendi uns "truques" para plantar as minhas próprias Malaguetas. Eu queria mesmo era ter uma planta de Jãlapenos mas Malaguetas frescas também aprecio muito. 

Depois, também descobri uma espécie de peixe que não conhecia antes mas que me deixou deliciada: As Azevias de Sagres. Na minha terra natal, Azevias são as típicas "Empanadilhas" (nome dado no Algarve) recheadas de doce de batata doce, um dos fritos tradicionais da época Natalícia.
Foi uma verdadeira supresa gastronómica descobrir e saborear as Azevias Algarvias, um peixe parecido ao Linguado mas um pouco mais carnudo e muito saboroso.
Para além das Azevias também trouxe um Choco grande fresquissímo que foi amanhado, congelado e será cozinhado em breve. As Azevias, que como bónus estavam ovadas, foram grelhadas sem pele, acompanhadas por Bróculos e Pepino e regadas com molho de Azeite e sumo de Limão. Yummy! :)


Azevias com Molho de Azeite e Limão, Brócolos e Pepino com Oregãos


Domingo foi dia de Caril acompanhado por arroz Basmati soltinho. Quando fui ao Mercado já ia com a ideia de fazer a minha receita de Caril só que me faltavam legumes e cogumelos frescos. Adiei-o por causa das ditas Azevias mas no Domingo lá fiz o tal Caril de Camarão com Cogumelos e para 2 dias! Esta é uma receita que vou publicar em breve.
Para coroar, e como tinha ainda um resto de amêndoas e figos-mel secos que tinha comprado na Feira de Sta Iria, resolvi criar um mini-bolo que ficou uma delícia. Mais uma nova receita doce que irei publicar esta semana.
E vocês? Como foi o vosso Fim-de-Semana culinário?

Sem comentários: