15.11.13

Receita de Quadradinhos de Amêndoa com Figos Secos

Bom Dia a todos,
A receita que partilho hoje é mais uma daquelas criações experimentais que geralmente acontecem quando me apetece algo doce para acompanhar o chá e me ponho a pensar no que posso fazer com o que tenho em casa. 
Ainda tinha um restinho de amêndoas e de figos pingo de mel secos que comprei na Feira e que ainda não os tinha gasto porque a minha filhota não gosta de figos secos e eu vou petiscando-os devagar. Em vez de usar as amêndoas todas para fazer o leite de amêndoa caseiro, esta semana comprei Bebida de Espelta para experimentar. Ficou aprovada, tem um sabor menos intenso que a Bebida de Quinoa ou a de Avelãs mas também é muito boa.
O que ficou também aprovado foram os quadradinhos que fiz! :) 
Como era só para mim fiz metade de uma receita de Bolo Simples de Amêndoa e acrescentei figos cortados em estrelas e essência de baunilha. Por isso, as quantidades que indico na receita dão para cerca de oito quadradinhos. Se quiserem fazer mais quadradinhos aumentem as quantidades de ingredientes da receita na mesma proporção.




Receita de Quadradinhos de Amêndoa com Figos Secos


Ingredientes:
 (usei os ingredientes à temperatura ambiente)

~ 2 ovos
~ 1/2 chávena de Amêndoas com pele 
~ 14 Figos secos Pingo de Mel
(ou de outro tipo que queiram usar)
~ 1/4 chávena de Leite magro
~ 2 colheres sopa de Óleo de Girassol
~ 1 colher sopa Azeite
~ 1/2 chávena de Açúcar de Cana Integral
~ 1 chávena bem cheia de Farinha (usei tipo 55) sem fermento
~ 1 colher de chá bem cheia de Fermento em pó
~ 1 colher de chá de essência de Bauinilha

Confecção:

1. Triture as amêndoas numa picadora (a meia chávena indicada na receita é de amêndoas inteiras com pele que depois de trituradas dão quase a chávena cheia) e reserve. Remova o pé dos figos e corte-os em forma de estrela (com a ajuda de uma faca, faça 2 cortes nos figos sem os separar totalmente) e reserve. 

2. Bata bem os ovos inteiros com o açúcar até fazer uma pasta. Acrescente o óleo e o azeite, volte a mexer e junte o leite e a essência de bauinilha. Adicione as amêndoas trituradas e por último junte, pouco a poco, a farinha previamente misturada com o fermento. Bata até fazer bolhinhas.

3. Disponha a massa num tabuleiro untado. Para simplificar, eu uso um tabuleiro pequeno de pirex pois não agarra e assim não o preciso de forrar com papel vegetal ou usar mais gordura para untar. Disponha os figos em cima da massa com a parte da polpa voltada para dentro e pressione-os ligeiramente para ficarem meio mergulhados. Antes de ir ao forno parecia assim:



Foi a cozer em forno baixo, na prateleira central, durante cerca de 25 minutos. 
Assim, os figos ficaram com a pele torrada e deixaram os sucos da polpa e o seu sabor na massa de amêndoa.
Corte em quadradinhos e sirva. Se quiser, e para lhes dar mais brilho, pode pincelar os quadradinhos com um doce ou geleia a gosto. Vistos mais de perto e por dentro os quadradinhos ficaram assim:

 
E assim nasceu mais uma receita de um bolo simples que ficou delicioso.
Até Breve :)

Sem comentários: