27.11.13

Ideia para Guardar e Organizar Especiarias - Faça Você Mesmo

Boa tarde a todos.
Ontem passei o dia no campo e voltei para casa com um saco cheio de coisinhas boas para os meus cozinhados. Entre elas, Tomilho e Louro o que me remete para o post de hoje.
Como já tenho dito aqui no blogue, eu adoro especiarias e cada vez as uso mais nas minhas receitas. Não tenho nenhum sistema especial para as guardar. Tenho uma lata de biscoitos grande, em metal, onde guardo os diversos pacotes de especiarias fechados com mini-molas. As especiarias que compro em frascos arrumo-as num cantinho na mesma prateleira que a caixa e o caril guardo-o numa caixinha com tampa. Tenho um moinho de pimenta grande em madeira que guardo junto do azeite e também guardo os oregãos secos (que compro em molhos grandes na praça) numa caixa à parte. A verdade é que a lata das especiarias já está cheia e já não cabe lá a canela em pau e o ultimo pacote de cominhos que comprei. 
Acho que estou a precisar de organizar melhor as especiarias!
Numa das minhas viagens na blogosfera da culinária encontrei uma possível solução que me pareceu bem pois é fácil, prática e económica - e a ideia de reutilizar, faça você mesmo e poupar agrada-me imenso.
A ideia e a imagem vieram daqui e o projecto para guardar e organizar as especiarias proposto consiste em reutilizar frascos de comida para bebés, assim:



A sugestão deste projecto é pintar as tampas dos frascos com uma tinta que agarre giz para dar um efeito tipo ardósia. Depois usa-se giz para rotular os frascos que, por exemplo, poderão ser guardados numa gaveta na cozinha.
Para simplificar ainda mais também se podem usar etiquetas autocolantes para escrever o nome das especiarias e a data do prazo de validade das mesmas. Visualmente, esta opção não ficará tão bonita como a proposta inicial pois as tampas dos frascos de comida para bebés costumam trazer a marca e desenhos coloridos.
Adorei esta ideia! Simples, económica e com um visual assim para o rústico. Só me resta ver se encontro a tinta especial para pintar as tampas e pôr mãos à obra. Até tenho uma gaveta na cozinha que poderia usar para este efeito e asim ficaria com as especiarias todas no mesmo sítio e muito melhor organizadas.

E vocês, têm alguma ideia criativa, fácil de fazer e económica para organizar as especiarias?
Partilhem.
Até breve :)

Sem comentários: