17.10.13

Edição 2013 da Feira de Sta Iria


A edição anual de 2013 da Feira de Sta Iria, em Faro, irá decorrer entre os dias 19 e 28 de Outubro. 
Mais um ano em que a capital do Algarve recebe- no Largo de S. Francisco - esta feira anual que, para além das diversões, incluí venda de produtos alimentares e petiscos de várias regiões do país.

"As origens da Feira de Santa Iria remontam ao ano de 1596. Reza a história, que esta Feira teve início no reinado de D. Filipe, depois do incêndio que consumiu uma parte da cidade em 1596, como consequência do saque realizado pelas tropas inglesas, chefiadas pelo Conde de Essex.

Com o saque e o incêndio, a cidade ficou com inúmeras infra-estruturas destruídas, e com os habitantes a serem vítimas da fome e da peste, por isso a iniciativa de criar esta feira, terá sido a forma encontrada ao tempo, para prestar algum auxílio à população carenciada e impulsionar as transacções comerciais.

Inicialmente tratava-se de uma feira “forra e franca”, ou seja, os feirantes estavam isentos de pagar impostos, não se sabendo ao certo quando terminou esta isenção. A associação da Feira ao nome de Santa Iria, tem a ver com o facto da data de realização ter sido marcada para o Dia de Santa Iria (20 de Outubro).

A Feira de Santa Iria realiza-se no Largo de S. Francisco, na segunda quinzena de Outubro, continua a manter as suas características populares, apresentando habitualmente uma grande diversidade de atrações e motivos de interesse: stands institucionais; exposições gerais; divertimentos para crianças e adultos; comes e bebes; artesanato; venda de produtos diversos." 

Fonte: Wikipédia  

Lá vou eu comprar uns figos secos, umas amêndoas algarvias, a broa de milho de Viseu, o queijo e o mel (de rosmaninho) da Serra da Estrela :)
Até Breve

2 comentários:

Anónimo disse...

Gosto bastante do seu blog e só com este post é que percebi que é minha "vizinha" (também vivo em faro) :)

Obrigada pelas suas receitas, são práticas e realistas! Já fiz umas quantas e saem bem.

Beijinhos :) (Paula)

Serena Oracles disse...

Olá Paula :)
Obrigado pela visita e pelo elogio!
Sou Setubalense mas vivo em Faro há 2 decadas, já sou meio algarvia :)
Fico contente em saber que já experimentou e gostou. As receitas do blogue são o que faço no dia-a-dia e como estava a trabalhar por turnos tinha pouco tempo para cozinhar e para o blogue. Por isso, o blogue andou um bocado lento mas agora que estou em casa já tenho mais tempo para me dedicar a ele. Alguma coisa que precise ou dúvidas, estou aqui :)
Bjs