Chamam-lhes "Arrepiados de Amêndoa", "Almendrados" ou mais vulgarmente "Bolinhos de Amêndoa". Designações à parte, são os verdadeiros e típicos Bolinhos de Amêndoa Algarvios que são confeccionados com as amêndoas da região e que não levam farinha como ingrediente.
Esta receita foi-me ensinada pela Chef Célia de Santo Estevão - Tavira. São muito simples de fazer, o "segredo" está na qualidade das amêndoas (que não devem ser cocas ou amargas) e na temperatura do forno.
Partilho então esta receita:
Receita de Bolinhos de Amêndoa Algarvios
Ingredientes:
(para 10 bolinhos)
~ 150 gr de Amêndoas com pele
~ 10 Amêndoas inteiras (para decorar)
~ 130 gr de Açúcar
(desta vez usei açúcar amarelo claro)
~ 1 clara de ovo tamanho L
~ Papel Vegetal para forrar o tabuleiro
Preparação:
1. Triture as amêndoas com pele (não devem ficar em pó tipo farinha).
2. Numa taça, misture as amêndoas com o açúcar. Junte a clara de ovo e mexa tudo muito bem até a clara ficar totalmente incorporada.
3. Molde pequenas bolinhas e depois achate-as ligeiramente (com as mãos). Ponha uma amêndoa (com o bico para baixo) no centro de cada bolinho e pressione-a ligeiramente para entrar na massa. Disponha os bolinhos num tabuleiro, previamente forrado com papel vegetal, separados entre si uns 3 cm. Estes bolinhos crescem e se não os separar colam-se uns aos outros.
4. Leve a forno baixo - 150/160 ºC - na prateleira central do forno até ficarem douradinhos.
Não deixe cozer muito senão ficam secos por dentro e se ficarem com aspecto de estalados por fora também é sinal que cozeram demais.
Não deixe cozer muito senão ficam secos por dentro e se ficarem com aspecto de estalados por fora também é sinal que cozeram demais.
Os que fiz, levaram 10 minutos a cozer por baixo no forno pré-aquecido e decorrido esse tempo liguei a parte de cima do forno (também a gás) e ficaram a terminar de cozer mais uns 8 minutos.
Quando estiverem cozidos, retire o tabuleiro do forno, deixe arrefecer um pouco e descole-os do papel vegetal com cuidado ou com a ajuda de uma espátula.
Guardados num frasco de vidro tapado aguentam muitos dias sem secarem e por isso são uma boa opção para fazer um pacotinho de oferta de Natal.
São uma delícia!
Eu adoro e não os deixo durarem muito :)
2 comentários:
Adorei o nome arrepios de amêndoa, que giro!
Bom dia, bem vinda :)
Também acho graça e sei que chamam-nos assim porque se usar colheradas de massa em vez de os moldar com as mãos os bolinhos tendem a ficar com um aspecto arrepiado/irregular.
Os Algarvios são muito castiços, tem com cada nome! :)
Bjs
Enviar um comentário