16.1.13

O Conceito de Vegetarianismo e as suas Diferentes Formas








"To Call Each Thing By It´s Right Name"
Do filme: "Into the Wild", 2007


Olá a todos, 
Seguindo o espírito da frase acima, hoje publico o resultado da minha pesquisa acerca da definição de Vegetarianismo e das suas diferentes formas. Depois de já ter publicado a Pirâmide Alimentar Vegetariana, achei adequado inaugurar a nova secção do blogue sobre Comidas e Receitas Vegetarianas com uma breve explicação do conceito.


O Vegetarianismo

A origem Ocidental do Vegetarianismo é atribuída à Britânica Anna Kingsford que, em 1881, publicou a obra "The Perfect Way in Diet".
O Vegetarianismo é um tipo de alimentação que exclui completamente da dieta todos os tipos de carne, peixes, mariscos e seus derivados. É um tipo de regime alimentar que se baseia apenas em alimentos de origem vegetal. 
De acordo com as diferentes referências bibliográficas que consultei acerca deste tema, existem diferentes formas de dietas Vegetarianas. 


Tipos de Vegetarianismo
 

Semivegetarianismo - Não é uma dieta propriamente Vegetariana. Pode consistir na exclusão de carne vermelha, suína e seus derivados mas pode admitir a inclusão na dieta de carne branca, ovos, lacticínios, mel, peixe e mariscos.   

Ovolactovegetarianismo - Exclui todas as carnes mas inclui ovos, lacticínios e mel.

Lactovegetarianismo - Exclui da dieta todas as carnes e ovos mas inclui lacticínios e mel. 

Ovovegetarianismo - Exclui da dieta todas as carnes e lacticínios mas inclui ovos e mel.

Vegetarianismo Semiestrito -  Exclui da alimentação todas as carnes, lacticínios e ovos.

Vegetarianismo Estrito - É uma dieta que exclui todos os produtos de origem animal. Esta dieta é considerada como Vegetarianismo verdadeiro ou puro.


Veganismo - Para além de fazer uma dieta Vegetariana estrita, o Vegano (ou no inglês "Vegan") respeita os direitos dos animais e por esse motivo também não utiliza quaisquer produtos provenientes ou testados em animais.


Crudivorismo - É um tipo de dieta que apenas inclui alimentos crus e por isso é também chamada "Alimentação Viva". De uma forma geral, as pessoas que seguem o Crudivorismo são Vegetarianos estritos,  mas alguns admitem na sua alimentação o mel, peixe ou lacticínios. Só não consomem nada que seja cozinhado no fogo pois esse processo de preparação causa perda de nutrientes dos alimentos. Esta é uma forma de alimentação que tem por base alimentos crus, fruta fresca ou desidratada, sementes, grãos germinados e algas.


Sem comentários: