9.8.12

Receita de Massa Penne Salteada com Cogumelos Shitake e Figos

Olá a todos, 
Encontrei esta receita de massa "Penne" salteada com cogumelos Shitake e Figos na página do SlowFood Algarve e resolvi experimentar. 
Os Figos são, neste momento, fruta da época. Os cogumelos Shitake frescos são mais dispendiosos que os cogumelos vulgares, ou mesmo os "marron", e apenas os consegui encontrar num grande hipermercado nacional. De qualquer forma, esta é uma receita fácil de fazer, saudável, muito saborosa (para quem gosta de cogumelos) e valeu a pena experimentar.


Receita de Massa Penne Salteada com Cogumelos Shitake e Figos:





Ingredientes: 

~ 150 grs de cogumelo shitake cortado em lâminas finas (1 bandeja fechada)
~ Massa Penne cozida em água e sal, q.b.
~ 1/2 cebola pequena picada
~ 4 dentes de alho laminados
~ 4 figos frescos e maduros cortados em cubos
~ Azeite Virgem
~ Tomilho fresco
~ Salsa fresca
~ 1 colher de sopa de Manteiga
~ Queijo Parmesão ralado
~ Sal e pimenta a gosto

Como Fazer:

1. Coza a massa Penne "al dente" ou a gosto em bastante água temperada com sal e reserve. Eu usei duas chávenas bem cheias de massa penne (ainda cruas) para a receita para 2 pessoas. 

2. Em uma frigideira antiaderente, frite o shitake no azeite. Quando estiver macio, adicione a cebola, o alho e o tomilho, o sal e a pimenta, misture bem e deixe fritar. Quando estiver pronto, adicione a salsinha fresca, a colher de manteiga e desligue a chama do fogão. 

3. Separadamente, em outra frigideira, frite rapidamente os figos em um fio de azeite, de modo a que os cubos permaneçam inteiros. Misture os figos com os ingredientes da outra frigideira, despeje a mistura sobre o penne cozido (de preferência) ainda quente, salpique salsa finamente picada e queijo parmesão. Se misturar o queijo parmesão com a massa ainda quente ele irá derreter na mistura. Sirva e...

Bom Apetite!




Sem comentários: