17.1.12

O Chá Verde



O Chá Verde: Lipolítico e Antioxidante

O que conhecemos como Chá Verde é um tipo de chá que é preparado a partir da infusão da planta Camellia sinensis
A planta do Chá Verde é originária da China e tornou-se conhecida dos europeus no século XVII. Após a fermentação das folhas da planta é obtida uma bebida muito apreciada pelos chineses à qual dão a designação de "bebida imperial".
A parte da planta mais usada para fins terapêuticos é o botão e as primeiras folhas dos ramos. 
Em fitoterapia, o Chá Verde é bastante utilizado em dietas de emagrecimento mas as folhas e os botões da planta não são fermentados de forma a conservarem as suas substâncias activas. As folhas da planta estimulam a lipólise (a designação que se dá ao processo de consumo de gorduras pelo organismo) e a termogénese (produção de calor pelo organismo) permitindo assim mobilizar e eliminar mais rapidamente as gorduras de reserva responsáveis pelos quilos em excesso.
Uma vez que o Chá Verde aumenta a temogénese, ou seja, o dispêndio de energia pelo organismo, a energia gasta torna-se superior à energia absorvida podendo assim facilitar a perda de peso. 
O Chá Verde também reduz a absorção intestinal de lípidos e de glúcidos, inibindo parcialmente certas enzimas digestivas, graças aos seus polifenóis. Assim, uma parte dos lípidos e dos açúcares ingeridos não será assimilada pelo organismo nem armanezada nos tecidos adiposos. 
As folhas do Chá Verde contém cafeina, a qual também participa na acção lipolítica. A cafeína é libertada progressivamente e por isso não interfere tanto nos problemas de sono e nervosismo mas também tem um papel anti-asténico que permite lutar contra a fadiga.
Também são atribuidas propriedades antioxidantes à planta do Chá Verde.
A preparação do Chá Verde difere dos chás tradicionais. Ao prepará-lo, a água deve estar quente mas não a ferver caso contrário as folhas ficam cozidas dando ao chá um gosto amargo. O tempo de infusão das folhas também não deverá ultrapassar os 3 minutos.
Em Portugal, existe uma plantação de Chá Verde muito antiga que se localiza na Ilha de S. Miguel, nos Açores. Actualmente, esta produção é reconhecida pela sua elevada qualidade e é exportada para diversos locais do mundo.


Sem comentários: