1.5.11

Plantas Medicinais: O Cipreste



O Cipreste: Melhora a Circulação Sanguínea

O Cipreste (Cupressus Sempervirens) é originário das margens do mar Egeu mas é largamente cultivado com fins ornamentais no sul da Europa. A parte da planta utilizada com fins terapêuticos é o cone frutífero. 

Os cones frutíferos do Cipreste são ricos em polifenóis e favonóides. Os polifenóis podem auxiliar no tratamento de problemas vasculares tais como derrames, pernas pesadas e hemorróidas ao passo que os flavonóides têm uma acção anti-inflamatória também muito útil no tratamento de crises hemorroidais.

O Cipreste também contém uma taxa elevada de oligoelementos proantocianidólicos que apresentam propriedades venotónicas, ou seja, que favorecem o aumento do tónus das paredes das veias, úteis no tratamento de casos de pernas pesadas e varizes. Estes proantocianidóis têm um papel protector das membranas contra a oxidação provocada pelos radicais livres. Através de um processo de fixação selectiva sobre a parede dos vasos, asseguram uma melhor dinâmica vascular impedido o sangue de estagnar nas pernas. 

O Cipreste pode ser um substituto natural dos medicamentos flebotónicos, utilizados no tratamento da insuficiência venosa, pois é bastante eficaz e não apresenta efeitos secundários como acontece com alguns desses medicamentos.

Sem comentários: