24.11.09

Alimentos Saudáveis: O Abacate


O Abacate é uma fruta que, embora fosse conhecido pelos Espanhóis desde 1519, não era muito utilizado porque era considerado pouco saboroso até se tornar popular na América no Século XX.
Técnicamente, o Abacate é considerado um pseudofruto comestível do Abacateiro (Persea americana), uma árvore da família das Laureáceas, nativa do México ou da América do Sul. Actualmente, o Abacateiro também é cultivado em outras regiões tropicais, inclusivé nas Canárias, Ilha da Madeira e Algarve. É uma árvore que pode atingir os 30 metros de altura e cresce melhor em climas quentes. 

Existem diversas variedades de Abacate sendo as principais a "Strong" de cor verde e a "Hass" de cor roxa. A casca do Abacate pode ter várias cores: verde, vermelho-escuro, pardo, violáceo ou negro. O Abacateiro

Grande parte dos Abacates que encontramos à venda nos supermercados são importados da América do Sul mas em Portugal também temos abacateiros, principalmente no sul do país e ilha da Madeira. 
As espécies de Abacate que mais facilmente se encontram no nosso país são as que possuem a pele lisa em tons de verde e a que tem pele rugosa e muito escura (quase negra).

Ao contrário de outras frutas, o Abacate só começa a amadurecer depois de ser colhido e estar alguns dias à temperatura ambiente. É uma fruta que pode trazer muitos benefícios à nossa saúde se for incluída numa dieta equilibrada em quantidades moderadas.





O abacate é rico em vitamina E, gorduras monoinsaturadas, vitaminas, sais minerais e glutationa — um poderoso antioxidante. Seu acentuado valor energético é relacionado  com o seu teor de gorduras.

O abacate é rico em nutrientes, a sua polpa é boa fonte de vitaminas - principalmente E, B6 e C, minerais e tem alto teor de ácidos gordos monoinsaturados.  

Possui os seguintes minerais: Magnésio, que ajuda no metabolismo da glicose e a nutrir os nervos e o cérebro; Cálcio, que ajuda a combater a osteoporose; Ferro, que facilita o combate à anemia e ajuda a formar as hemácias no sangue; Fósforo, que junto ao cálcio ajuda na mineralização dos ossos e dos neurônios, melhorando o raciocínio.
O Abacate também contém Potássio, que ajuda a controlar a tensão arterial, a manter o ritmo cardíaco regular e o equilíbrio do sistema nervoso. 


Valor Nutricional por 100 gr de Abacate cru:


Valor energético: 160 kcal
água: 73,23 g        
fibras: 6,7 g    
proteínas: 2,00 g    
lípidos: 14,66 g    
glícidos: 8,53 g    
açúcares simples: 0,66 g

Minerais:
potássio: 485 mg    
magnésio: 29 mg    
fósforo: 52 mg    
cálcio: 12 mg
sódio: 7 mg    
zinco: 640 µg    
ferro: 550 µg    
cobre: 600 µg

Vitaminas:
vitamina C: 10,0 mg    
vitamina B1: 67 µg    
vitamina B2: 130 µg    
vitamina B3: 1 738 µg
vitamina B5: 1 389 µg    
vitamina B6: 257 µg    
vitamina B9: 0 µg    
vitamina B12: 0 µg
vitamina A: 146 UI    
retinol: 0 µg    
vitamina E: 2,07 µg    
vitamina K: 20 µg

Ácidos gordos
saturados: 2 126 mg    
monoinsaturados: 9 799 mg    
poliinsaturados: 1 816 mg    
colesterol: 0 mg
  

Alguns dos benefícios do consumo regular de Abacate:

~ Ajuda na redução da taxa de colesterol e da pressão sanguínea; 
~ Possui ação antioxidante; 
~ Age contra a prisão de ventre e perturbações digestivas; 
~ Possui ação anti-inflamatória; 
~ Auxilia na desintoxicação do fígado; 
~ Evita fadiga mental; 
~ Ajuda na formação de ossos e dentes; 
~ Fornece energia, aumentando a disposição.

O Abacate também tem vários usos na cosmética, tem a vantagem de penetrar rápidamente na pele, tem propriedades hidratantes e tem uma acção natural de filtro solar.



Referências:

~ Alimentos Bons, Alimentos Perigosos (1997). Selecções do Readers Digest. Lisboa.


~ Bob Bergh. Some Human Health Aspects of the Avocado. Department of Botany and Plant Sciences, University of California

Sem comentários: