12.9.09

Princípios Básicos Para uma Alimentação Saudável - Introdução

Princípios Básicos Para Uma Alimentação Saudável


 Ter hábitos alimentares saudáveis não significa fazer uma alimentação restritiva ou monótona. Pelo contrário, um dos pilares fundamentais para uma alimentação saudável é a variedade. Quanto mais variada for a sua selecção alimentar, melhor!
Diferentes alimentos contribuem com diferentes nutrientes o que, potencialmente, enriquece o dia alimentar de cada pessoa.
Ao optar por hábitos alimentares mais saudáveis, não tem que abdicar daqueles alimentos menos saudáveis de que tanto gosta. O importante é que o consumo desses alimentos constitua a excepção e não a regra do seu dia a dia alimentar.
Produtos hortícolas, frutos, cereais e leguminosas são alimentos ricos em fibra, vitaminas, sais minerais e com baixo teor de gordura, por isso devem ser os "alimentos base" do seu quotidiano. Isto é, a maior parte das calorias que consome diariamente devem ser provenientes destes alimentos de origem vegetal.
Fazer uma alimentação saudável deve ser encarado como uma oportunidade para expandir o seu leque de escolhas e experimentar novos pratos, deste modo enriquece os seus hábitos alimentares e evita que a sua alimentação se torne rotineira e monótona. 
Por outro lado, é fundamental procurar obter um equilíbrio entre a energia que se consome e a energia que se gasta - ou seja, não se deve consumir mais energia do que aquela que se consegue gastar, caso contrário haverá acumulação de gordura e aumento de peso!
Assim, quanto menos energia gastar no seu dia a dia, menos calorias deve consumir, e vice-versa.

A alimentação, entre muitas outras funções:
~ Assegura a sobrevivência do ser humano;
~ Fornece energia e nutrientes necessários ao bom funcionamento do organismo:
~ Contribui para a manutenção do nosso estado de saúde físico e mental;
~ Desempenha um papel fundamental na prevenção de certas doenças (ex.: obesidade, doenças cardiovasculares, diabetes, certos tipos de cancro, etc.);
~ Contribui para o adequado crescimento e desenvolvimento das crianças e adolescentes.

Os nutrientes ou nutrimentos, compostos resultantes da decomposição dos alimentos ingeridos, dependendo das suas propriedades e características, podem agrupar-se em: hidratos de carbono, gorduras, proteínas, fibras, vitaminas, sais minerais e água.
Os hidratos de carbono, as proteínas e as gorduras são os nutrientes que fornecem energia. Esta pode expressar-se em Kilocalorias, vulgarmente denominadas de calorias.

Energia fornecida por cada nutriente:

~ 1 grama de Hidratos de Carbono fornece cerca de 4 calorias.
~ 1 grama de Proteínas fornece cerca de 4 calorias.
~ 1 grama de Gordura fornece cerca de 9 calorias.


Fonte: 
Colecção: Princípios para uma Alimentação Saudável
Autores: Vanessa Candeias, Emília Nunes, Cecília Morais, Manuela Cabral, Pedro Ribeiro da Silva.
Edição: Direcção Geral da Saúde, Lisboa


Sem comentários: