10.12.13

Máquina de Fazer Pão ~ Pão Caseiro

Bom dia a todos,
Tenho novidades e estou tão contente que quero partilhar. A novidade que é tema deste post é a Máquina de Fazer Pão que comprei este fim-de-semana - yeah! :)
Já há algum tempo que andava a pesquisar sobre as MFP e as suas possíveis vantagens. Tenho visto algumas receitas em blogues de culinária e, apesar de saber fazer pão artesanal, estava a comprar semanalmente duas formas de 700 g de pão de 3 cereais e 4 sementes bio numa loja de produtos naturais (para mim) e uma forma "normal" ou baguetes tipo rústicas para a filhota. 
Ontem, experimentei a MFP pela primeira vez e o resultado foi este:




Para as primeiras experiências com a MFP comprei dois pacotes de farinha preparada da marca Nacional: Um pacote de "Pão Caseiro" e um de "Pão de Sementes". O primeiro que fiz (na foto) foi com a farinha para Pão Caseiro, programa 1 (normal), cor médio, quantidade nível I e usei as quantidades recomendadas no pacote: 320 ml de água morna e 500 g de farinha. 
Antes de começar a fazer o pão, untei ligeiramente a pá e a cuba da máquina com a ajuda de um guardanapo de papel embebido em óleo de Girassol. Para entender melhor a máquina estive atenta ao seu funcionamento e na fase final de cozedura cheguei a pensar que o pão iria transbordar da cuba, pois cresceu imenso, mas isso acabou por não acontecer.  
O que aconteceu foi a casa ficar perfumada a pão acabadinho de cozer e, assim que o tirei da máquina e desenformei, não resistimos e comemos logo uma fatia cada uma com a manteiga a derreter por cima! :)
O pão ficou com a crosta crocante, macio e húmido por dentro e com bom gosto. Ficamos rendidas e estou muito contente com a compra. 

Para além dos pacotes preparados que referi acima também comprei mais Farinha de Trigo Integral (que às vezes uso em certas receitas), Farinha de Linhaça Castanha, Farelo de Trigo, Gérmen de Trigo torrado, Flocos de Aveia e diversas sementes que já são habituais na minha alimentação - principalmente sementes de: Chia, Papoila, Sésamo (pretas e claras), Linhaça, Girassol e Abóbora. 
Também quero experimentar fazer Pão de Leite e Brioches.
Agora é dar uso à MFP e fazer experiências com as diferentes combinações de ingredientes. À medida que for fazendo e aprendendo mais também posso publicar as receitas e os resultados aqui no blogue e com este post inauguro uma nova secção dedicada à MFP.

Até já :)

Sem comentários: