4.11.13

Receita de Tofu de Algas com Cogumelos Pleurotus e Molho de Natas

Olá a todos,
Este fim de semana andei a descobrir outras cozinhas virtuais  (adicionei algumas delas à minha lista aqui no blogue) e reparei que a Abóbora foi o ingrediente de eleição. Também não é de estranhar já que estamos na estação de boa abóbora e ela está associada ao Dia das Bruxas / Halloween.
Cá no meu cantinho de culinária não houve nada com abóbora (ainda) pois tivemos a visita da melhor amiga da minha filha que passou cá a noite e, como costumo fazer nestas ocasiões, deixo as miúdas escolherem o menu. 
Resultado: Bifes de vaca com molho de natas e Pizzas semi-caseiras de fiambre e bacon, isto para elas porque eu não como carne e decidi "inventar" algo diferente para mim.
No carrinho de compras desta semana (sim, porque comecei há uns anos a elaborar um plano de refeições semanal e continuo com este tipo de organização mas de forma algo flexível) trouxe uma embalagem de Tofu Biológico com Algas Marinhas, uma couvette de Cogumelos Pleurotus, um bom ramo de coentros para fazer o meu Guacamole caseiro e natas. Ainda não sabia bem como ia fazer o Tofu, mas depois de fazer os bifes para elas veio-me esta ideia/inspiração que, para mim, ficou deliciosa. E assim nasceu uma nova receita:



Receita de Tofu de Algas com Cogumelos Pleurotus e Molho de Natas


Ingredientes:
(Para 2 pessoas)

~  1 embalagem de Tofu de Algas Marinhas (à venda nas lojas de Produtos Naturais com secção de frescos)
~ 1/2 couvette de Cogumelos Pleurotus
~ 1 Dente de Alho grande
~ Azeite extra virgem q.b. para saltear
~ 1/2 Pacote de Natas para bater misturado com 3 colheres de sopa de leite magro
~ 1 Raminho de Coentros frescos
~ Pimenta preta moída na hora

Como Fazer:

1. Muito simples: comece por escorrer, lavar e cortar o tofu em pedaços grandes assim como os cogumelos em tiras gradas. Numa frigideira, aloure o dente de alho descascado e partido em rodelas no azeite e depois adicione o tofu e os cogumelos para saltear. Vá mexendo para ambos ficarem bem salteados (e entretanto os cogumelos deitam líquido que vai fazendo um molho que não deve deixar secar completamente).

2. Adicione as natas previamente misturadas com o leite (se usar natas de culinária ou gostar de um molho mais espesso, pode eliminar o leite da receita. Se quiser fazer esta receita 100% vegetariana, use natas de origem vegetal e elimine o leite). Deixe as natas cozinharem até começarem a borbulhar. Apague o lume, junte os coentros finamente picados e tape a frigideira. 

Tempere já no prato de servir com pimenta preta moída na hora. Eu uso cada vez menos sal nas minhas refeições e quando uso prefiro Flôr de Sal. Se usar sal, junte-o antes das natas.
Servi este prato acompanhado de arroz Basmati solto e uns pepinos em pickles cortados às rodelas.

O Tofu de Algas é um ingrediente relativamente recente nas minhas receitas mas está aprovado. A última vez que o fiz foi também salteado mas com cogumelos brancos e acompanhado de bróculos com Guacamole, um prato que ficou assim:




Para além dos pratos que mencionei, este fim de semana foi coroado com a minha receita de Semifrio de Bolacha que ainda não publiquei aqui no blogue. Vou tentar tirar uma foto (ao resto que sobrou) e publicar a receita pois apesar do semifrio ser uma sobremesa mais apetecida no Verão, fica delicioso!

Até Breve :)

Sem comentários: