8.11.13

Receita de Creme de Cenoura com Aipo e Alho Francês

Olá a todos,
Depois de um fim de semana de receitas com natas, e como que para compensar, comecei o meu menu semanal com Sopas. Primeiro fiz a Receita de Sopa de Tomate com Ovos mas, em vez de adicionar os ovos inteiros escalfados à parte, juntei-os em farripas. O creme de tomate também fica muito bom assim e os ovos às farripas tornam-o um pouco mais espesso. 
A meio da semana, fiz um Creme de Cenoura com Aipo e Alho Francês. Uma combinação que resulta bem para quem aprecia o gosto do Aipo. Como já há algum tempo que não publico uma receita de sopa, é esta a que partilho hoje:


Receita de Creme de Cenoura com Aipo e alho Francês



 Ingredientes:

~ 2 pés de Aipo
~ 1 Alho Francês (parte branca)
~ 3 Cebolas médias (usei cebolas roxas)
~ 2 Batatas grandes
~ 4 ou 5 cenouras
~ Azeite extra virgem
~ Sal. q.b.

Preparação:

 1. Fazer o creme de cenoura cozendo as batatas, as cebolas e as cenouras partidas em pedaços pequenos, apenas tapadas com água (para ficar um creme espesso), uma pitada de sal e um fio de azeite. Enquanto os legumes cozem, prepare o aipo e o alho francês partindo-os tipo juliana. Inclua as folhas do aipo mas também o talo.


2. Quando os legumes do creme de cenoura estiverem bem cozidos reduza-os a puré com a ajuda da varinha mágica. Junte o aipo e o alho francês picados e, se achar que o puré ficou muito espesso, junte mais um pouco de água. Rectifique o sal (com cuidado para não usar demasiado sal pois o alho francês e o aipo têm um gosto algo forte) e junte mais um fio de azeite. Tape a panela e deixe cozinhar mais uns minutos até o recheio da sopa estar cozido. 
Sirva quente e regale-se com o aroma do aipo que perfumará a sua cozinha :)



 Adoro esta combinação de sabores! Nada melhor que uma sopa bem quentinha para "calçar" o estomâgo nestas noites de Novembro que já se vão tornando frias.
O Semi-frio de Bolacha que fiz no fim de semana passado, pufff, desapareceu antes que conseguisse tirar uma foto boa para o blogue. Como não o devo voltar a fazer tão cedo, e prometi publicar a receita, vou procurar uma foto ilustrativa que se pareça com o meu e quando tiver uma foto minha substituo-a. 
Até Breve :)

Sem comentários: